top of page

Espaço de Auto-organização das Mulheres e Formação para Homens

Em pleno séc. XXI ainda precisa se falar em feminismo? Ainda há machismo em nossa sociedade?

Mesmo com as muitas conquistas das mulheres, ainda tem muita violência contra o gênero feminino, como mostra dados que a cada 20 segundos 01 mulher é espancada no Brasil. Além de violência física vemos uma grande diferença salarial, sendo que mulheres recebem 13,75% (*) menos que os homens, mesmo quando exercem as mesmas funções que eles.

Na Universidade, também temos manifestações do machismo, por exemplo, em cartazes de festa, em atividades de trotes machistas e violentas, nos cursos de "cuidados" terem mais mulheres e nos mais “bem vistos na sociedade” terem mais homens.

Por causa dessas questões e muitas outras, as mulheres da ENEBio sentem a necessidade de ter um espaço para conversar só entre mulheres, para conseguirem debater as opressões de gênero que as mulheres sentem na pele. Não se trata de separatismo com os homens, mas apenas da necessidade de um momento de discussão, onde possam colocar angústias que muitas vezes não conseguem expor em discussões mistas.

Enquanto esse espaço auto-organizado das mulheres acontece, os homens participam de um debate sobre gênero, onde são discutidas as formas de opressão contra o gênero feminino, as diversas formas de violência que a mulher sofre em nossa sociedade, a importância de combater o machismo e a importância dos homens também estarem nessa luta.

Claro que a discussão do machismo e as formas de combatê-lo, na sociedade de forma geral e na Universidade, não se limitam ao espaço destinado a ela na grade do ENEB, pois assim como outros temas está muito presente em nosso dia a dia e precisa ser combatido e discutido em muitos momentos de nossas vidas e da ENEBio.

bottom of page